Já percebeu que tudo que planejamos na virada de um ano novo, não acontece normalmente???????
Antes da bebedeira e os FAMOSOS 7 pulinhos nas ondas do mar, sim to falando daqueles pedidos de perder uns quilinhos no ano que se inicia, comprar uma casa nova, fazer um investimento, se casar e aumentar a lucratividade de sua empresa.
Sabemos que isso normalmente não se realiza, mais será que paramos para pensar o porque que isso acontece???
Tempo? Dinheiro? Oportunidade?
Portanto, desta vez vamos mudar essas desculpa para FALTA DE PLANEJAMENTO. Mas o lado bom disso é que descobrimos como podemos mudar isso e realizar nosso pedidos.
E para isso colocarei um texto muito bom escrito por Daiane Santana, Diretoria Administrativa.
A necessidade do planejamento estratégico nas organizações
Publicado em 10/01/2012
2012. Alguns dias já se passaram e o ano novo já não é mais “tão” novo assim. Todas as promessas, projetos e anseios que foram pensados terão que sair do campo das ideias e deverão ser trabalhados no decorrer desse novo período. Todavia, conseguir um resultado naquilo que se espera nem sempre é tão simples quanto parece e infelizmente, na maioria das vezes é possível contar nos dedos os planos que se realizam. Isso porque deixamos de atentar para algo que é essencial: o planejamento.
Na comunicação, particularmente para as relações públicas, a história não é diferente. O planejamento estratégico começou a ser melhor explorado recentemente por este profissional, que deixou de ser totalmente ligado às práticas operacionais e táticas e passou a voltar-se ao âmbito estratégico dentro das organizações. Isso ocorreu graças ao fato de que, para uma empresa realizar
determinado objetivo ela tem necessariamente que se preparar para tal, e todos os setores que ela possui devem trabalhar em sintonia para que isso ocorra de maneira eficaz. Dar-se ao luxo de correr riscos sem uma estrutura precedente é considerado suicídio neste cenário competitivo que vivenciamos nos dias de hoje. Assim sendo, partindo do princípio que cada “ação tem uma reação”, o planejamento estratégico procura garantir que essas reações sejam as mais favoráveis possíveis, por meio de ações pautadas em análises prévias de diversos fatores que envolvam a realidade da organização, buscando dessa forma o máximo de efetividade em seus processos. Vale ressaltar que muitas vezes este trabalho não será integrado apenas a outros setores da comunicação como marketing e publicidade, mas também com a alta administração e gerência.
O embasamento em dados obtidos por pesquisas, avaliação de cenários, classificação de públicos, diagnóstico de tendências são apenas alguns dos vieses que devem ser explorados, isto é, um estudo aprofundado sobre o todo em que a organização se insere é de suma importância.
Não visando apenas implementar ações isoladas, o planejamento estratégico é imprescindível para diminuir riscos e incertezas, auxiliar no gerenciamento de crises e, sobretudo, para definir o posicionamento da organização de modo a estabelecer suas diretrizes e traçar seu perfil no contexto social, econômico e político.
Após abranger toda essa realidade e compreendê-la, será muito mais fácil definir as ferramentas viáveis e estabelecer prazos coerentes para alcançar de fato os objetivos iniciais.
Apesar de ser complexo e demandar mais tempo, o planejamento estratégico tem um papel importantíssimo que pode decidir sim o sucesso nas ações do relações-públicas tanto em curto, como em médio e longo prazo. A organização que usufruir deste tipo de planejamento estará sempre um passo a frente e pode ser considerada uma importante vantagem competitiva.
Fontes:
Blog RPublicando
Planejamento e gestão estratégica de relações públicas nas organizações
contemporâneas
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